Vale a pena cursar pedagogia EAD?

pedagogia-ead

Os cursos de Ensino Superior a distância estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. As instituições públicas também recebem incentivos do governo para investirem na Educação a Distância (EAD), como a Universidade Aberta do Brasil.

Além da vantagem de possuir horários mais flexíveis, os cursos EAD possibilitam que os alunos estudem em faculdades de outras cidades, sem precisarem se mudar. O curso de pedagogia já é disponibilizado na modalidade a distância por algumas instituições.

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

É um entusiasta dessa área, mas ainda não encontrou tempo para iniciar seu curso de pedagogia EAD? Confira nossas dicas!

1. Pesquise universidades que ofereçam o curso

É muito importante buscar o máximo de informações antes de se matricular para não ter surpresas ruins posteriormente. Em primeiro lugar, verifique se a instituição em que você deseja estudar é credenciada pelo Ministério da Educação.

Em seguida, pergunte quais são os materiais que serão disponibilizados para estudo, a frequência das aulas, os recursos que você deve possuir e saber utilizar (normalmente são computador pessoal e internet), e que atividades serão realizadas presencialmente. Também é muito importante separar um tempo da sua rotina para o estudo – o ensino a distância demanda mais comprometimento do aluno em estudar sozinho.

EAD não significa, de forma alguma, que o curso seja mais fácil do que os tradicionais.

Finalmente, verifique as notas dos estudantes dessa instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes para ter certeza da qualidade do ensino.

2. Procure pessoas que se formaram em pedagogia EAD

A troca de experiências é uma forma de auxiliar na tomada de decisões. Ouvir os relatos daqueles que já passaram pelos desafios que você ainda enfrentará é muito útil.

Ao saber o que te espera lá na frente você está mais preparado para se planejar melhor, além da familiaridade com os caminhos a sua disposição, que outras pessoas já trilharam. Não é difícil encontrar comunidades virtuais de estudantes: as redes sociais são uma excelente fonte para encontrar essas pessoas.

3. Explore todas as possibilidades do EAD

Existem alguns cursos superiores que exigem muitas atividades práticas do aluno, como medicina, psicologia e pedagogia, por exemplo. Entretanto, esse motivo, por si só, não inviabiliza a opção de estudar a distância.

Apesar das aulas serem realizadas por meio da internet, muitas universidades possuem pólos nas cidades em que oferecem seus cursos. É possível fazer uma combinação entre educação presencial e a distância.

A modalidade semi-presencial pode ser uma boa opção para quem não abre mão de estar em contato direto com a faculdade, professores e atividades práticas. Além disso, aproveite da infra-estrutura que a universidade oferece: laboratórios, salas multi-mídia, biblioteca, etc.

4. Fique de olho no mercado de trabalho

O Ensino Superior abre muitas portas para o estudante, seja de subir na carreira em que já estar inserido, ou de começar uma nova do zero. Aproveite oportunidades de estágio para saber como é o dia-a-dia de um pedagogo na prática.

O conhecimento teórico, que obtemos nas salas de aula, é importante, mas a experiência profissional faz toda a diferença na vida dos estudantes. O período em que está na faculdade é a hora certa de começar a ganhar essa experiência, não espere terminar o curso para buscar vagas na área. Saia na frente desde já!

A EAD é a melhor opção para quem precisa combinar trabalho, família e estudos no dia-a-dia. Não busque desculpas para deixar de estudar. O conhecimento é libertador, e somente por meio dele (e de muito esforço) é possível alcançar o sucesso profissional.

Nossas dicas lhe ajudaram a pensar melhor sobre o curso de pedagogia EAD? Ainda tem alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários!

como