Estudando em casa? Descubra como afastar as distrações

estudando em casa

Como um estudante, é comum que na sua mesa de estudos tenha livros, cadernos, canetas, lápis e borracha. Mas junto a esses elementos também tem celular, tablet e TV ligados?

Provavelmente você no meio disso tudo deve ficar distraído e com o rendimento abaixo do desejado. Sabemos que estudar em casa não é uma das tarefas mais fáceis, afinal, nosso lar é repleto de “armadilhas” que sugam a atenção. Além dos já citados, ainda temos o vídeo-game, a cama, a geladeira e o rádio: realmente é difícil não ceder a eles.

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

Deseja ingressar na faculdade ou ter bom rendimento escolar? Você não está sozinho nessa e nós vamos lhe ajudar a administrar melhor esses “ladrões da atenção”. Leia o nosso artigo e afaste as distrações quando estiver estudando em casa!

1– Escolha o local

Escolha um local tranquilo e silencioso para que você não caia na tentação de participar das conversas e debates familiares. Já deixe todos avisados que aquele é seu momento de estudos para que, nessa hora, ninguém lhe procure para papear. Ficar longe da cozinha também é ideal, afinal, ficar sentindo um cheirinho bom de comida tira a concentração de qualquer um.

2– Silencie o celular

O celular é importante, mas ele também pode ocupar muito do seu tempo e fazê-lo esquecer as coisas importantes, afinal são redes sociais, fotos e bate-papo com os amigos na palma da sua mão. O único jeito é desligá-lo ou colocá-lo no silencioso (não adianta deixar para vibrar, que ao perceber a movimentação você logo ficará com curiosidade e ansiedade para ver o que é). Pode ficar bem tranquilo, seus amigos não vão deixar de gostar de você pelo fato de não respondê-los prontamente.

3– Desligue os aparelhos

Atualmente, você consegue assistir posteriormente a maioria dos programas de TV. Quando estiver na hora de lazer, poderá assistir com tranquilidade o episódio da sua série favorita, programa, filme ou novela. Mas enquanto estiver estudando em casa, a regra é tudo desligado! Dificulte para você mesmo o uso de aparelhos e tire da tomada a TV e o videogame.

4– Use o computador apenas para estudar

Talvez esse seja o maior desafio: usar o computador sem distrações. É importante e saudável fazer pesquisas na internet para aprimorar os estudos e ampliar o conhecimento. Por isso não dá para deixá-lo 100% do tempo desligado. A dica aqui é deixar todas as redes sociais sem fazer login para não ocorrer o risco daquela simples espiadinha no mundo online tomar horas do seu tempo.

5– Fuja da cama

Quando estiver estudando em casa, sente-se à mesa e na cadeira. Se você optar por ficar na cama, ainda que com livros e cadernos, poderá se sentir mais tentado a se deitar e tirar uma soneca. Quando perceber, as horas já passaram e você não estudou tudo o que devia. O desafio de permanecer estudando em casa é grande, mas lembre-se que somente a sua dedicação e esforço farão com que consiga cursar a sonhada faculdade ou alcançar boas notas.

Restou alguma dúvida ou gostaria de dar uma sugestão? Deixe o seu comentário e até o próximo post!

como