Como valorizar o seu diploma EAD?

como-valorizar-o-seu-diploma-ead-12802
A educação superior é o desejo de muitos jovens e adultos que buscam uma melhor colocação no mercado de trabalho para iniciar a carreira de seus sonhos. Entretanto, muitas dificuldades impedem que essas pessoas iniciem o tão desejado curso.

Dentre os vários motivos para deixar o plano de cursar a faculdade para depois, os principais são a falta de tempo e a incompatibilidade com os horários de trabalho. A melhor opção para quem se encontra nessa posição é buscar um curso de Ensino a Distância (EAD).

Você sabia que o diploma EAD é um grande aliado no momento de se candidatar para uma vaga de emprego? Esclareça as suas dúvidas com a gente!

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

O diploma EAD tem o mesmo reconhecimento?

Qualquer curso de ensino superior, para ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e ter o direito de emitir diplomas, deve preencher uma série de requisitos exigentes. A única coisa com que você precisa se preocupar é verificar se a faculdade onde deseja iniciar seu curso — seja ela presencial ou a distância — possui a autorização do MEC.

Quais as vantagens de estudar a distância?

Em primeiro lugar, o ensino a distância oferece flexibilidade e liberdade para o aluno. As aulas estarão disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora. Se você precisar viajar a trabalho ou a lazer, não perderá nenhuma aula e poderá interagir com seus colegas e professores.

Outra vantagem é assistir a mesma aula mais de uma vez e aproveitar todo o conteúdo. Em caso de dúvidas, o contato com os professores e colegas é fácil e rápido. Afinal, eles não precisam esperar a hora da aula para lhe dar uma resposta — como no ensino presencial.

Para quem vive em grandes cidades, existe ainda outro benefício: menos tempo no trânsito e mais tempo para os estudos. Aproveite cada minuto que você gastaria se transportando para buscar mais conhecimento.

Como interagir com os professores e colegas?

Apesar das aulas e das tarefas serem desenvolvidas por meio da internet, existem fóruns onde todos os colegas e professores podem comentar e responder. Funciona como se fosse um grande grupo de e-mails.

Um ponto positivo é que a dúvida que o seu colega teve pode ser a mesma que a sua. A resposta estará disponível para todo mundo e por todo o tempo e, por isso, não tem problema se não deu tempo de anotar! Além disso, algumas faculdades disponibilizam monitores presenciais, acesso à biblioteca e recursos multimídia para realizar pesquisas e trabalhos.

Como destacar meu diploma EAD no mercado de trabalho?

Atualmente, muitas pessoas já reconhecem o diploma EAD como um diploma comum. Mas se alguém questionar sobre a qualidade de seus estudos, você pode apresentar muitos argumentos para convencer essa pessoa.

Normalmente, quem opta pelos cursos a distância são estudantes que já possuem um emprego. Logo, seu esforço em trabalhar e estudar ao mesmo tempo é um forte indicador da sua determinação e desejo de aprender.

Estudar a distância também demanda muita disciplina do aluno. Ele é o responsável por assistir todas as aulas e entregar as tarefas dentro do prazo — caso contrário, não obtém aprovação. Os professores não perderão tempo de aula realizando sermões para os alunos com pendências. Se você faz um curso a distância, isso significa que é uma pessoa comprometida com suas responsabilidades.

Não decidiu que curso fazer? Pesquise as áreas que mais interessam a você e busque as atividades que gostaria de realizar. Com certeza encontrará um curso que se encaixe no seu perfil e seja compatível com seus horários! Ficou alguma dúvida? Conte para nós nos comentários, estamos aqui para ajudar!

como