Descubra os dois segredos para ser mais eficiente nos estudos!

estudar com mais eficiência

Quem deseja passar no vestibular sabe de uma coisa: precisa estudar muito. Isso não é papo de professor ou de mãe e pai, é realmente a realidade.

Mas não basta se sentar e pegar vários livros para ler e cadernos para anotar, é preciso saber realmente como estudar. Há pelo menos dois segredos para ser mais eficiente nos estudos.

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

O primeiro segredo é o foco

Manter o foco é essencial para um estudo bem eficiente, mas isso é alcançado quando você sabe realmente o porquê de estar estudando. Parece óbvio, mas às vezes não é. Quando você estudar, saiba por quais motivos está se dedicando àquela matéria ou tema.

Além disso, manter o foco também está relacionado à determinação de atingir o objetivo proposto, no caso, passar no vestibular. Naquele momento, você precisa saber que está estudando para conseguir fazer um bom exame e ingressar numa faculdade.

Para conseguir se focar, é necessário se livrar de todas as distrações, como celular, TV, videogame e manter a sua atenção somente no seu objeto de estudo. No começo, pode ser um pouco difícil, mas com o tempo você se habitua.

O segundo segredo é a organização

O foco nos estudos é fundamental, mas para atingir a eficiência esperada é necessário que ele venha acompanhado da organização. Sem ela, nada feito: você dará voltas e mais voltas e perceberá que o seu estudo não está rendendo.

Para organizar-se, faça um cronograma de matérias que precisam ser estudadas, um de revisões e siga à risca para conseguir contemplar todos os conteúdos. O seu tempo deve ser muito bem dividido e aproveitado.

Outra dica para se organizar nos estudos é separar logo no início o material que precisará: os livros, apostilas, cadernos de anotação e livros de exercícios. Se no meio do estudo, quando estiver focado, precisar parar para procurar um material, pode perder o fio da meada, atrasar-se e comprometer os resultados esperados.

Ser multitarefa é ruim

Quando o assunto é organização dos estudos, buscar ser multitarefa não é o melhor caminho a seguir. Quer dizer que você não pode estudar e assistir uma série ao mesmo tempo, pois o foco estará comprometido. Outro exemplo é querer estudar duas matérias simultaneamente, essa atitude não vai render muito e dará um verdadeiro nó em sua cabeça. A multitarefa, que é muito propagada para o meio empresarial, mas deve ser esquecida no momento dos estudos.

Revelamos os dois segredos para ser mais eficiente nos estudos, mas claro que além do foco e organização, você precisa ter disposição, determinação e saber exatamente aonde quer chegar. Esperamos ter ajudado com essas dicas.

Quer saber sobre como estudar e ter mais eficiência? Confira o post especial do nosso blog sobre o assunto!

como