Como encontrar o curso certo?

curso certo

Matérias aos montes, vestibular, cursinho e aulas em período integral: a pressão é muito grande na vida do estudante de Ensino Médio. Como se não bastasse, ele ainda deve tomar uma das decisões mais importantes de sua vida: a sua profissão. 

Encontrar o curso certo pode trazer muita insegurança aos jovens, seja pelo fato de que na cultura brasileira essa escolha ocorra prematuramente ou pelo aumento crescente da variedade de cursos de Ensino Superior. Independente do motivo, seguir uma formação condizente às aspirações e às habilidades do estudante tem seus êxitos. Afinal, o jovem raramente desistirá da graduação se estiver certo de sua escolha, conseguirá aproveitá-lo com um desempenho muito melhor e as despesas serão investimentos pertinentes.

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

Tem dúvidas de como encontrar o curso certo para você? Fique de olho nas nossas orientações e facilite a sua escolha!

Quem é você — autoconhecimento

Primeiramente, para saber como encontrar o curso certo é crucial o conhecimento de si mesmo: quais são os seus valores, os seus interesses, as suas habilidades, a sua personalidade, os seus gostos, as suas expectativas e os seus receios? O autoconhecimento irá guiá-lo na definição do que têm mais a ver com você.

Um jovem que não gosta tanto de correr riscos e não se interessa por cargos de liderança, por exemplo, jamais se encaixaria numa posição de piloto de avião. Enquanto uma jovem curiosa, empenhada em razões sociais e observadora se sairia muito bem como uma enfermeira.

Orientação profissional

Na orientação profissional ou vocacional, também se encontra presente a exploração da personalidade e dos interesses do jovem, para que ele saiba como encontrar o curso certo e seja melhor guiado em sua trajetória profissional. Nesse caso, contudo, a orientação ocorrerá com a ajuda de profissionais especializados, sendo, portanto, uma ajuda complementar para aquele estudante que se sente inseguro e indeciso.

Referências e informações sobre as profissões

Uma ótima dica para saber como encontrar o curso certo é buscar a referência de pessoas conhecidas, como amigos, pais, parentes e professores. Outra opção é conversar com especialistas e profissionais das áreas de seu interesse. Assim, você compreenderá o que a profissão exige, as características pertinentes aos profissionais da área e como deverá ser sua trajetória acadêmica.

As profissões

Para conhecer um pouco mais sobre as profissões disponíveis no mercado de trabalho, visite faculdades, assista a palestras sobre as áreas que possui interesse, conheça empresas e institutos. Também busque informações nos locais de trabalho que têm a ver com os setores que lhe chamam a atenção. Estar em contato com o dia a dia das profissões irá ajudá-lo a ver a sua compatibilidade com cada ofício.

Como encontrar o curso certo: passo a passo

Escreva em um papel, ao longo do ano, todas as características positivas e negativas relacionadas à sua personalidade. Pontue suas expectativas, seus anseios, o que considera crucial em uma profissão e o que não se sentiria à vontade ao fazer.

À medida que for entrando em contato com as profissões de interesse, pontue todas as habilidades e exigências requeridas por elas. Colocar em um papel esses detalhes o ajudará a visualizar, de forma mais ampla, as áreas profissionais que têm mais a ver com o seu perfil. O resultado é uma escolha mais consciente e segura.

O que achou das dicas? Compartilhe suas dúvidas e sugestões com a gente! Quer saber mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter!

como