9 soluções naturais para combater a ansiedade antes do vestibular

combater a ansiedade antes do vestibular

Nem sempre estar com o conteúdo dominado para a prova de vestibular é sinônimo de que o aluno se sairá bem. É preciso manter a calma.

A carga emocional também conta muito para o desempenho no dia de responder às questões e, por isso é importante ir para a prova de cabeça tranquila e descansada. A ansiedade gerada na prova de vestibular pode interferir no rendimento do aluno, atrapalhando a sua concentração e fazendo com que aquela oportunidade vá por água abaixo.

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Porém, existem muitos métodos para controlar a ansiedade, antes que chegue ao nível que você tenha que procurar um médico para medicamentos controlados. Alternativas naturais são muito eficientes para combater a ansiedade e podem ser fundamentais para aquela hora que você precisa.

Fazer exercícios físicos

Bons para a saúde de modo geral, a prática de exercícios físicos condiciona uma melhora significativa na concentração e, consequentemente, combate a ansiedade. O bem-estar está associado às atividades físicas que são feitas de modo frequente, aumentando a autoestima e a confiança.

Caminhar um dia antes

Aproximando a data da prova, faça uma caminhada relaxante em um lugar agradável, de preferência ao ar livre e em contato com a natureza. Deixar a mente respirar e desligar-se um pouco dos conteúdos e do clima de estudos traz tranquilidade para a prova. Isso porque a caminhada reduz os hormônios do estresse e provoca a sensação de prazer no corpo.

Tomar chá calmantes

Alguns tipos de chás possuem compostos que acalmam os nervos, trazendo a sensação de calma e de tranquilidade. A camomila e a erva cidreira são ótimas neste sentido, devendo ser tomadas pouco tempo antes da prova. O alecrim também pode ser utilizado como infusão e tomado em pequenas quantidades no dia do exame.

Alimentar-se bem

A fome pode estar diretamente ligada a episódios de ansiedade e de irritação. Certifique-se de que está bem alimentado, fazendo refeições balanceadas e leves.

Na hora da prova, você pode levar algumas castanhas e frutas secas, para que o tempo não cause hipoglicemia — quando a taxa de açúcar no sangue cai. Evite gorduras e açúcares em excesso que causam o efeito contrário. O chocolate amargo também é uma boa opção para os candidatos.

Comer alimentos que combatem a ansiedade

O brócolis, o agrião e a alface ajudam no combate à ansiedade. Eles reduzem o estresse e a excitação do sistema nervoso central, causando uma boa sensação. No entanto, para que eles façam efeito, é necessário consumir uma boa quantidade deles por refeição.

Investir em uma alimentação rica em ômega-3

Recentes pesquisas mostram os inúmeros benefícios do ômega-3, presente em peixes, principalmente no atum e na sardinha. Além de ser bom para combater a ansiedade e a depressão, o ômega-3 está associado às funções cerebrais, melhorando a memória e o desempenho intelectual.

Usar lavanda nos ambientes

Esse aromatizante provoca sensações de tranquilidade, combatendo a ansiedade. Em alguns países, existe a pílula de lavanda, conhecida por seu poder anti-inflamatório emocional. Já no Brasil, ela é usada para perfurmar quartos e ambientes. Uma boa dica é colocá-la perto de onde você estuda!

Praticar yoga

Os exercícios de yoga auxiliam no fluxo da respiração, sendo efetivos no combate à ansiedade e insônia. Além de tudo, eles melhoram o alongamento e o bem-estar, ampliando também a criatividade e a disposição. São um dos tópicos mais completos, que trazem inúmeros benefícios para os ansiosos.

Controlar a vitimização

O drama e a autopiedade não farão com que você passe na prova. Antes de tudo, esteja certo da sua capacidade e acredite nela. A autoestima é um dos elementos que mais gera segurança e faz com que as pessoas se concentrem para alcançar os objetivos desejados.

Agora que já sabe quais são as alternativas para combater a ansiedade, escolha alguma delas e não dê margem para o nervosismo. Deixe um comentário contando sobre a experiência e boa sorte na prova!

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