Ciência da computação é indicado para qual perfil de estudante?

ciencia-da-computacao

Os jovens são conectados e atentos às novidades tecnológicas que surgem a todo o momento, ao escolher uma profissão, muitos optam por áreas que podem atuar diretamente com os recursos tecnológicos que estão acostumados. Uma carreira que apresenta boas perspectivas no mercado de trabalho é ciência da computação. Hoje, apresentaremos o perfil médio dos estudantes desse curso, explicando o tipo de matérias e competências que geralmente são trabalhadas no curso.

Cogita essa área? Saiba qual é o perfil de estudante que escolhe essa carreira!

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

Quais as características do aluno de ciência da computação?

O estudante que escolhe ciência da computação deve gostar muito de pesquisa, pois a tecnologia muda muito e em velocidade acelerada, então é necessário estar atento às novidades que surgem. Ele deve estar sempre atualizado, acompanhando os sites especializados, os grupos de discussão nas redes sociais, ficar atento aos artigos de profissionais da área. Novas edições de livros deverão fazer parte da rotina desse aluno.

Nesse ponto, saber a língua inglesa ajudará a conhecer mais opções de materiais de estudo. Todas as atualizações que surgirem fique antenado, pois no momento da resolução de um problema, saber qual é a última versão será fundamental!

Geralmente, quando surgem imprevistos, eles precisam ser resolvidos com o máximo de agilidade, pois disso dependerá o correto funcionamento de sistemas e sites de lojas virtuais. Por isso, ter um raciocínio rápido, lógico, paciência e determinação são características dos cientistas da computação.

Concentração

Ter uma boa capacidade de concentração e de resolução de problemas é uma característica importante. No decorrer da profissão, será comum passar algumas horas desenvolvendo e atualizando sistemas ou problemas que eventualmente surgirem.

Quais matérias compõem o curso?

Entender quais matérias compõe o curso ajuda a entender se ciência da computação é realmente a área que você deseja atuar. A princípio, vale ressaltar que a grade curricular é muito voltada para quem gosta de tudo o que é relacionado a cálculos, números, equações e raciocínio lógico.

Na Fumec, por exemplo, os alunos terão contato com matérias como: Álgebra e Geometria Analítica, Cálculo, Fundamentos de Física, Banco de Dados e Programação Web. Ter afinidade com área de exatas e se entender bem com lógica será fundamental para conseguir se destacar na área.

Mas o aluno de ciência da computação na Fumec pode cursar as disciplinas optativas e construir uma formação bastante multidisciplinar, escolhendo, por exemplo, administração de RH, fundamentos do Marketing, Filosofia e ética profissional. Com isso, consegue-se diversificar mais sua formação e ampliar sua visão.

Com o que poderei trabalhar?

Conhecer as áreas de atuação do cientista da computação contribui para saber se essa será realmente a sua escolha. Entre as funções, podemos destacar a atuação com diferentes bancos de dados, organizando e classificando informações.

Além disso, estará apto para desenvolver programas, softwares, aplicativos, jogos e sistemas. Ciência da computação é uma área instigante, em franca expansão e com constante necessidade de bons profissionais.

Gosta da área de tecnologia e tem boa disposição para estudar redes, sistemas e programas? Ciência da computação pode ser a sua área. Conheça mais este curso!

como