6 perguntas que você precisa se fazer sobre a faculdade

6 perguntas que voce precisa se fazer sobre a faculdade

Entrar na faculdade é uma escolha que envolve muitos fatores, que vão do gosto à responsabilidade. Mais do que uma etapa de estudos, a universidade representa o pontapé inicial para uma vida profissional, acompanhando os desafios da vida adulta e independente.

Por isso mesmo as dúvidas que envolvem o processo de ingresso a um curso de graduação são muito recorrentes. Algumas perguntas podem ser fundamentais para dar aquele empurrãozinho que faltava para acreditar na carreira dos seus sonhos e investir na realização de uma boa graduação.

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

Quer saber quais são? Acompanhe o nosso post!

Viver a “vida do campus” ou trabalhar durante o curso?

Saber identificar qual é o momento da vida ao entrar na faculdade ajuda a visualizar o curso mais adequado com a sua expectativa. Em alguns casos é possível optar por cursos não presenciais, facilitando para quem precisa trabalhar ou fazer outra atividade fora o curso. Para quem deseja aprender com interdisciplinaridade, tendo contato com outras áreas e desfrutando também do lado social, então os cursos em horário comercial com campus integrado são ideais.

Como será a minha rotina de estudos na faculdade?

Seu rendimento é maior na parte da manhã ou da noite? Você mora muito longe da faculdade?

Precisa pegar ônibus, frete ou possui transporte próprio? Precisará dividir o curso com alguma outra atividade?

Todas essas questões influenciam na hora de escolher a faculdade e devem ser levadas em conta. Para conseguir aproveitar a universidade, é preciso ter uma rotina e horários compatíveis com seus hábitos e com sua condição financeira.

Quero um caminho acadêmico ou voltado para o mercado?

As linhas de pesquisa e ensino no Brasil vem ganhando força vertiginosamente, apresentando amplas oportunidades de trabalho. Atualmente, a vida acadêmica representa concorrência de nível com o mercado, por apresentar muitas possibilidades de realização profissional. Sabendo qual dessas linhas se identifica, fica mais fácil construir uma carreira dentro da graduação voltada para seus objetivos.

Que tipo de estabilidade pretendo ter no meu trabalho?

Se você é daquelas pessoas que adoram viajar e odeiam rotina, fuja das profissões que presumem longas pesquisas e dedicação exclusiva. Já se você pretende construir uma carreira com um plano mais sólido, escolha cursos que possuem trabalhos com horários mais fixos e salários regulares.

Como escolher um curso com o meu perfil?

Para acertar na escolha, é preciso se conhecer primeiro. As habilidades são um traço forte da personalidade, que direcionarão a melhor área para seguir.

Hoje em dia, os profissionais mais valorizados possuem uma formação multifacetada, levando em conta não somente a formação, mas também a experiência de vida. Por isso, mais importante do que escolher uma profissão é saber qual área desperta maior interesse. Como se diz aquela máxima conhecida: para ter um bom desempenho na profissão, você deve acreditar e ter prazer naquilo que faz!

Eu sei o curso que não quero fazer?

Saber o que se quer às vezes é mais difícil do que aquilo que não se quer de jeito algum. Tão importante para concretizar os seus objetivos, tirar de meta as áreas que não têm nada a ver com a sua personalidade pode abrir alguns caminhos na escolha.

Há desvantagens em todas as carreiras, que devem ser superadas. Eliminando aquilo que possui mais pontos negativos, você conseguirá chegar em uma balança equilibrada no investimento com a sua satisfação.

Viram como questões simples podem auxiliar na escolha de sua futura carreira? Não perca tempo e veja quais as maiores vantagens de se fazer uma faculdade!

como