6 dicas de redação para ir bem nas provas do vestibular

dicas de redação

A redação, tanto nas provas de vestibular quanto na universidade, gera um certo temor por parte do estudante, girando em torno do mito de escrever bem. Já adiantamos: não é mágica, não é dom, qualquer um pode fazer um excelente texto!

Requer dedicação e muito empenho e claro que você, candidato ou aluno, sabe da importância dessa prova. No ENEM, a dissertação tem valido grande parte do exame total, logo, é essencial para a sua aprovação.

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

Vamos começar a nos preparar para o ENEM 2017 ou para aquela prova da universidade? Confira 6 dicas de redação para se sair muito bem!

1. Leia

Tudo começa aqui: a leitura é fundamental para a escrita. Por mais que você não goste tanto assim de ler, recomendamos que comece já este hábito.

Procure algo que lhe interesse, leia revistas, artigos científicos, estudos, reportagens, livros, tudo o que puder! Já falamos sobre o benefício desse hábito, e também de como começar seu projeto de leitura pessoal.

A leitura prepara seu conhecimento do mundo e abre seus horizontes para o entendimento de acontecimentos globais. Provavelmente no ENEM 2017, o tema seguirá a linha a respeito de Direitos Humanos e afins.

Uma vantagem na hora na redação

Conhecer o que já foi discutido é uma boa dica de redação. Também, ler é expandir o vocabulário e conhecer cada vez mais a sua língua!

2. Pratique

Como mencionamos acima, a boa escrita não é mágica, mas prática! É na base do acerto e do erro que você conhecerá suas dificuldades e seus obstáculos e assim, irá saná-los.

Procure um leitor, peça ajuda a um amigo ou a um professor. A crítica é sempre bem-vinda e construtiva. Às vezes, uma falha nos passa despercebida, mas não aos olhos alheios.

3. Compreenda o que foi pedido

Em qualquer prova, no Ensino Fundamental ou Médio, vestibular ou universidade, veja bem o que for pedido. Qual é a ordem da questão, qual é o gênero textual pedido, qual é o tema e se há limites de linhas.

Releia quantas vezes precisar, até compreender. Saiba que fugir de quaisquer desses critérios tem caráter eliminatório. Isso é, os limites estão ali por algum motivo, procure respeitá-los!

4. Tenha cuidado com a linguagem

A escolha das suas palavras é uma significativa dica de redação. Por isso, evite:

  • clichês, provérbios e máximas — são expressões de senso comum, não têm autoridade no seu argumento;
  • radicalismos — o ideal é defender seu ponto de vista com racionalidade, não com extremismo: palavras como nunca, sempre e jamais;
  • frases sem citações — há o risco de confundir o nome do autor, como de também usar a sentença fora de contexto;
  • rebuscamentos — escrever “bonito” não é sinônimo de boa escrita, não é mostrar que você sabe mais e poderá parecer confuso também.

5. Seja objetivo

Seja coerente e coeso. Lembre-se que seu principal objetivo em uma redação é transmitir sua ideia de forma convincente. Ou seja, ser entendido.

Mantenha uma linguagem clara e simples, deste modo, o avaliador ou professor perceberá a sua confiança na defesa dos argumentos. Por isso, construa seu texto com, no mínimo, 4 parágrafos, sendo o primeiro de introdução, dois de desenvolvimento e o último para a conclusão, mantendo uma linha de raciocínio entre todos.

6. Estude a gramática

Não adianta seguir todas as 5 dicas de redação acima se for escrever frases com erros gramaticais gravíssimos!

Estude também a gramática, uma vez que ela é parte de toda a elaboração textual. Regras de acentuação, pontuação, conjugação de verbos e até análise sintática são relevantes para se sair bem na prova.

Por último, confira a Nova Ortografia da Língua Portuguesa. Fique por dentro das mudanças que ocorreram na língua para não cometer mais os erros antigos.

O que achou das dicas de redação que separamos? Sente-se preparado para o ENEM 2017? Tem outras sugestões? Veja aqui 2 segredos para ser eficiente nos estudos e aproveite-os para escrever um excelente texto!

como