4 metas para você se destacar na faculdade

4-metas-para-voce-se-destacar-na-faculdade12060

Um bom plano de metas contribui para a organização dos estudos, aumenta sua eficiência e lhe dá um panorama mais amplo de oportunidades e caminhos para a carreira que você pretende seguir. Aliás, os objetivos são importantes, inclusive para você testar se o que tem imaginado para sua carreira é o que, de fato, vai lhe trazer satisfação e sucesso.

Já parou para pensar em como estabelecer metas pode ajudá-lo a se destacar na faculdade? Veja nossas dicas de como estabelecer objetivos para se destacar na faculdade!

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

1- Escreva suas metas

Não adianta seus objetivos ficarem no mundo das ideias. Escrever e documentar suas metas é como fazer um contrato de autoavaliação consigo mesmo.

Seu plano de metas é uma forma de visualizar o caminho que você pretende seguir. Ele lhe dará impulso para continuar, mesmo nos momentos em que o entusiasmo der uma esfriada.

Uma pesquisa realizada pela universidade de Harvard, em um período de 10 anos, mostrou que alunos que tinham alguma meta, mas não as escreviam, ganhavam o dobro dos que não tinham nenhum objetivo. Já os que escreviam suas metas, ganhavam 10 vezes mais que os alunos que não tinham objetivos.

2- Diferencie objetivos de curto, médio e longo prazo

Objetivos de longo prazo são construídos com outros no curto e médio prazo. Se o seu objetivo é se formar com louvor ao fim dos 4 anos de faculdade, você precisará ser destaque acadêmico nos semestres que formam todo o curso (objetivo de médio prazo).

Para isso, precisará tirar boas notas nos testes avaliativos – objetivo de curto prazo. Portanto, não mire apenas no objetivo final, construa os passos para chegar até ele com metas que pareçam menos ousadas, mas que são imprescindíveis para chegar ao resultado desejado.

3- Evite metas engessadas

Por mais que o objetivo de criar metas seja traçar um caminho mais ou menos certo do que se deseja, rever os objetivos e aceitar que precisam ser alterados – quando for este o caso – é tão importante quanto construí-los. Acompanhar e avaliar as próprias metas é também um trabalho de autoconhecimento.

É preciso saber lidar com imprevistos e não se fechar para novas oportunidades. Por exemplo, se você colocou em seus objetivos conseguir um estágio em uma grande empresa, mas surgiu uma oportunidade no semestre de participar de uma iniciação científica junto com um professor renomado, não seria melhor adiar o estágio e aproveitar essa outra oportunidade? Mantenha suas metas passíveis de questionamento.

4- Alinhe suas metas com seus objetivos de carreira

O período da faculdade é um momento de experimentação, em que é possível testar as muitas possibilidades de atuação dentro da área de estudo (seja por estágios ou por cursos e atividades extracurriculares ofertados pela faculdade). Mas é preciso cuidado para não sair atirando para todos os lados e perder o foco do que se deseja para a carreira. Ao traçar suas metas, esteja atento a seus objetivos profissionais e às disciplinas que podem agregar valor ao seu plano de carreira.

Agora que você já tem uma ideia de como traçar metas para se destacar na faculdade, que tal começar a escrevê-las agora mesmo? Depois, compartilhe com a gente quais são elas!

como