Quais as áreas de atuação para o profissional de Administração?

profissional de administração

Muitas vezes, na busca pela carreira de nossas vidas, surgem várias dúvidas. Umas das mais frequentes é em relação ao futuro profissional, opções de carreira e de atuação. Se a sua escolha é Administração de Empresas, este post foi escrito para lhe ajudar.

O profissional de administração é aquele que controla os recursos de uma empresa, sejam eles humanos, financeiros ou materiais. Além de atuar em empresas de qualquer área, dentro da companhia ele tem a capacidade para trabalhar nos mais diversos setores, indo das finanças ao marketing, passando por RH, logística e produção.
Quer ver quais áreas são aprendidas por um profissional de administração? Confira o nosso artigo de hoje!

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

A grade curricular

Como em todos os cursos de bacharelado, a grade curricular do curso de Administração possui matérias chamadas propedêuticas, que são aquelas que fazem parte da formação de todos os profissionais, como os de Psicologia, de Filosofia e de Sociologia. Além dessas, que são importantes, o curso conta com disciplinas como Matemática, Estatística, Economia, noções em Direito Aplicado, Marketing, Gestão de Serviços e matérias específicas em Administração, como Administração de Recursos Humanos, de Recursos Materiais e Patrimoniais e Administração Financeira.

Administração e Recursos Humanos

O Administrador tem uma área de atuação muito importante no departamento de Recursos Humanos. Nele, o administrador é o responsável por intermediar o relacionamento entre a empresa e os funcionários. Ele também cuida da avaliação de desempenho, da descrição dos cargos e da gerência de remuneração.

Administração e Finanças

Na área financeira de qualquer empresa, o profissional de administração têm diversos campos de atuação. Ele é capacitado para cuidar dos orçamentos, do planejamento e diagnóstico financeiros, da análise de risco, do gerenciamento de recursos, da controladoria, da análise de crédito, dos mercados capitais e de câmbio.

Administração e Gestão Estratégica

O departamento de Gestão também conta com o conhecimento de administradores. Eles são os responsáveis para que as seguintes áreas tenham sucesso: gerência corporativa, consultoria organizacional, projetos de melhoria, responsabilidade social, ética empresarial, implantação e gestão de planejamento, reestruturação, reengenharia, terceirização e governança corporativa.

Administração de Produção e Operações

Não importa qual seja o ramo da empresa, controlar a produção é um dos pontos-chave para medir o seu sucesso. A APO (Administração de Produção e Operações) é a administração que transforma as matérias-primas em produtos ou em serviços prestados pela empresa.

O profissional que atua nesta área é responsável pelo planejamento e pela gestão da produção, pela pesquisa operacional, pela logística e estatística aplicada à produção, pela programação e controle estatístico de qualidade, pela implantação e gestão de sistema de qualidade total, pelo desenvolvimento de fornecedores, pelo controle de eficiência, de materiais, de bens patrimoniais e de produção.

O que faz um bom profissional de administração

Que o campo de atuação é enorme, não há mais dúvidas, mas não basta ter um grande leque de opções e não ser um bom profissional. A pergunta é: o que diferencia um bom profissional de um razoável?

Como foi visto , a grade curricular do curso de administração é riquíssima. Portanto, o primeiro passo para se tornar um bom profissional é absorver tudo que o curso tem para oferecer. A sala de aula é o primeiro lugar que oferecerá uma visão ampla de tudo que pode ser feito após o recebimento do diploma. Estude todas as áreas com dedicação para encontrar o que lhe agrada mais.

Estágio

Outro ponto importante na formação de um bom profissional é o estágio. Estagiar é ver na prática se aquilo que foi estudado em sala de aula foi aprendido por você ou não. É no estágio que você descobre o que gosta e o que não gosta no campo de trabalho. Por isso não estagie apenas por obrigação e tire o maior proveito possível dessa oportunidade.

Ficou surpreso com o número de oportunidades para o profissional de administração? Conhece alguma outra área que não foi citada no post?

Comente, queremos saber quais as áreas mais desejadas e as menos queridas. Participe dessa conversa!

f