Como se destacar no mercado com administração estratégica

administração estratégica

Uma boa administração necessita de planejamento para garantir retornos satisfatórios. Nos anos 50, a administração estratégica começou a se definir, consequentemente, surgiu como uma metodologia transformadora no ensino de gestão.

O planejamento, com base em uma administração estratégica, tem por objetivo organizar os caminhos que levarão aos resultados, proporcionando uma previsão que evitará surpresas. O administrador deve planejar essas estratégias, tomando decisões que terão impacto nos resultados da empresa. É de extrema importância ter consciência de como esse método está presente em uma empresa.

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

Como a administração estratégica pode ser um diferencial na vida do profissional no mercado de trabalho? Confira alguns conceitos para você entender melhor!

Conceitos básicos da administração estratégica

A administração estratégica propõe uma maximização de conceitos que contribuirão com a evolução, modernização, sistematização e interatividade da organização. Podemos entender, de acordo com as preposições de Sales, no artigo desse link, quais são as principais características dessa metodologia, resumidas abaixo.

  1. Evolutivo: todo o planejamento está em constante evolução.
  2. Moderno: considera a ciência humana.
  3. Sistêmico: considera uma ciência mais exata.
  4. Interativa: considera fatores externos e internos da empresa.

Planejar de forma estratégica resulta em uma delimitação dos objetivos, proporcionando a eficiência nos resultados. Elas devem conter os planos, as orientações, decisões e os objetivos, de forma que as metas sejam cumpridas.

Implementando uma administração estratégica

As organizações atuam em um campo de muita concorrência e, para se destacar nesse meio, é necessário agregar vantagens competitivas. Uma proposta para fazer diferença é reconhecer que a administração estratégica é uma realidade e faz parte do cotidiano de qualquer empresa. De forma sucinta, veja como pode acontecer a implementação da administração estratégica em uma organização:

  1. Analisar o ambiente empresarial.
  2. Direcionar missão e objetivos.
  3. Planejar as estratégias a longo prazo.
  4. Executar e controlar.
  5. Avaliar e monitorar os processos.

Um profissional que segue as etapas da administração estratégica se destaca entre os demais, pois tem conhecimentos administrativos que são amplos e, ao mesmo tempo, integrados. A administração estratégica está diretamente relacionada com o sucesso profissional do administrador. Para isso, é preciso ter competências que podem ser adquiridas no curso de Administração.

Quebrando os estereótipos sobre o curso

O pensamento de que a administração é uma escolha dos indecisos é um estereótipo que deve ser reconhecido como tal e ser desfeito. A amplitude da área se destaca na hora da escolha de um curso e é um dos principais fatores que influencia essa escolha.

Veja neste link alguns depoimentos de profissionais da administração. Perceba que existem muitas falas que carregam esse estereótipo, porém elas são precipitadas por conta do desconhecimento da importância fundamental desse profissional na gestão das empresas.

Amplitude da área de administração

Um profissional da área de administração pode atuar em diversos setores de negócios. Podem trabalhar em empresas particulares, órgãos públicos e outros setores empresariais, com salários que variam entre valores acima de mil reais. É uma opção bem ampla e por isso, vários setores possuem vagas para esses profissionais, como:

  • administração financeira;
  • marketing;
  • recursos humanos.

Entre muitas outras, o que garante muitas oportunidades de emprego ainda durante o curso. Um administrador de sucesso precisa estar pronto para as mudanças constantes dentro dos diferentes setores e a administração estratégica é uma das metodologias que proporciona o conhecimento essencial de se aplicar em toda sua amplitude.

Desafios do mercado e a administração

São muitos os desafios de mercado que um profissional vai enfrentar e por isso, é de extrema importância que ele faça boas escolhas e se dedique aos estudos. Especializando- se sempre que possível e se valorizando como administrador.

Já pensou em ser um administrador? Acredita ser importante a administração estratégica como um caminho para ser destaque no mercado? Tire mais dúvidas neste post e conheça mais sobre as áreas de atuação do profissional de administração!

f