Como o profissional de rh influencia na qualidade de vida da empresa?

Como o profissional de rh influencia na qualidade de vida da empresa

O profissional de RH possui influência em diversas atividades dentro de uma organização, afinal, é ele o responsável pelo processo de recrutamento e seleção de colaboradores. Logo, a área de Recursos Humanos escolhe o perfil das pessoas que trabalharão na empresa. Ele pode ser responsável pela melhoria da qualidade de vida dos profissionais de uma companhia, seja por meio de atividades, programas ou iniciativas próprias.

Sabia que o setor de RH atua no desenvolvimento de vários projetos, dentro de uma organização, relacionados à qualidade de vida dos funcionários? A seguir, veja como pode ser feita essa atuação!

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

Política de benefícios

O profissional de RH orienta a direção da empresa na elaboração da política de benefícios para os colaboradores. Poderá incluir vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição, plano de saúde, plano odontológico, vale-cultura, estacionamento, descontos em academias, livrarias e farmácias.

Sem dúvida, esses benefícios auxiliarão de forma significativa na produtividade dos colaboradores. É bem verdade que nem todas essas vantagens podem ser oferecidas por todas as empresas, por isso, algumas organizações permitem que os funcionários escolham quais benefícios precisam.

O profissional de RH e a produtividade

Por ter acesso a diferentes setores da empresa, a área de Recursos Humanos tem importante papel para dar coesão a projetos que envolvam toda a organização e, assim, participar diretamente do crescimento dela. A implantação de programas de gestão do tempo, de otimização de processos, de qualificação profissional, de qualidade total e de desperdício de materiais contribuem para o aumento da produtividade. Indiretamente na qualidade de vida das pessoas também, já que o trabalho é feito de modo mais eficiente.

Saúde e bem-estar

De modo geral, os colaboradores passam em média um terço do dia na empresa. Logo, é natural haver certo desgaste físico e mental.

Para evitar a fadiga dos colaboradores, o setor de RH pode inspirar a empresa a criar espaços de lazer, como sala de jogos e sala de descanso, além de implantar um programa de ginástica laboral. Outra possibilidade é contratar o serviço de um nutricionista para elaborar cardápios mais saudáveis, caso seja servida alimentação nas dependências da empresa.

Clima organizacional

O setor de Recursos Humanos tem influência direta na propagação dos valores da organização e da cultura organizacional como um todo. A área de RH pode promover eventos, como palestras, confraternizações, Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) e, assim, melhorar o clima organizacional.

Campanhas

Conforme a época do ano, o profissional de RH pode promover campanhas educativas sobre diferentes temáticas, como Outubro Rosa, para combate do câncer de mama e Novembro Azul, para prevenção do câncer de próstata. Ainda é possível fazer campanhas ligadas a tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, drogas e alcoolismo.

Como você pode perceber, a atuação do profissional de RH é bem ampla! O trabalho nesse setor extrapola e muito o recrutamento e a seleção de colaboradores, afinal, a visão global da empresa permite a esse departamento dar coesão à organização.

Interessa-se pela área de Recursos Humanos? Quer saber mais sobre essa profissão? Leia também o post “Entenda como o gestor de RH trabalha dentro de uma empresa”!

f