Entenda como o gestor de RH trabalha dentro de uma empresa

Entenda como o gestor de RH trabalha dentro de uma empresa
O gestor de recursos humanos é um profissional importante em qualquer organização. É ele quem gerencia os processos que envolvem a administração de pessoal como um todo.

Toda admissão, demissão e programas voltados para o bem-estar do colaborador, devem ter o aval do gerente de recursos humanos. É ele que pode validar, promover e tomar decisões pertinentes para o desenvolvimento e para a adequação dos funcionários de qualquer empresa. Hoje apresentaremos as especificidades desta profissão, bem como os tipos de capacidades exigidas desse profissional.

Sabia que o gestor de RH trabalha com múltiplas habilidades? Conheça mais o ofício do gestor de RH e o tipo de trabalho que ele desempenha dentro de uma empresa!

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

1. Atraindo profissionais habilidosos

É papel do profissional de Recursos Humanos gerenciar a atração de talentos para a empresa. Isso pode ser feito em pesquisas, anúncios e com propaganda positiva de outros funcionários. A atração de pessoas talentosas também pode ser feita por meio de programas de qualidade de vida e desenvolvimento de funcionários.

2. Retendo talentos

Mais importante do que atrair um talento, é efetivamente mantê-lo. É papel deste profissional diminuir o turnover (entrada e saída de funcionários). Existem diversas formas de trabalhar essa retenção de colaboradores na empresa, de forma que seja sempre possível diminuir a rotatividade de funcionários.

3. Cuidando dos colaboradores

O gestor de RH deve estar atento às solicitações dos colaboradores. Também deve promover uma cultura de relações saudáveis na empresa. Isso pode ser feito por meio de programas de qualidade de vida, bem-estar e de prevenção (seja ela de acidentes, por meio da CIPA, ou de doenças, por meio de um programa de saúde e de qualidade de vida).

4. Desenvolvendo o time

Quem está em constante desenvolvimento dificilmente abandona o posto de trabalho. Afinal, as pessoas gostam de ser movidas por desafios e novidades na carreira.

O gestor de RH deve estar atento a isso. Comunicando-se sempre com os gestores de áreas, ele deve promover o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores, inclusive entre os gestores. Ele deve fomentar promoções justas e crescimento com igualdade em todas as áreas.

5. Promovendo um bom clima organizacional

O gestor de RH deve cuidar também da promoção de um bom clima organizacional entre os colaboradores da empresa, zelando pelo bom relacionamento, o respeito mútuo e a igualdade entre os funcionários. O próprio profissional deve ser um disseminador destas atitudes positivas e ser um verdadeiro exemplo para toda a empresa.

6. Cuidando de processos

O gestor de RH deve estar sempre ciente dos processos que envolvem os colaboradores. Ele é, portanto, responsável pelos processos de admissão, demissão, desenvolvimento, entrega de documentações, plano de saúde, seguro de vida e vale-refeição.

O gestor de RH precisa ser metódico e organizado para cuidar de todas essas demandas. Deve sempre ser um bom ouvinte para avaliar as solicitações dos funcionários, a fim de promover mudanças que são necessárias na cultura da organização.

Viu como essa é uma profissão que exige visão de futuro e muita empatia para promover mudanças que sejam realmente positivas para ele e especialmente para os colaboradores da organização? Você adora desafios? Invista nesta profissão!

f