Ciências contábeis: em qual área posso trabalhar?

Ciências contábeis em qual área posso trabalhar

Com um mundo interligado como nos dias atuais e com as pessoas tendo mais acesso às informações, fica difícil saber em qual área trabalhar. Ainda mais quando há dúvida sobre a futura profissão.

Mas nem todo mundo precisa passar por esse sufoco sem apoio. Agora, você vai ver o curso de Ciências Contábeis, o que se estuda nele e em que área se pode trabalhar.

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

Vamos conhecer mais sobre essa profissão? Confira o nosso post do dia!

O que um estudante de Ciências Contábeis aprende?

Desde o início da década passada, o Brasil vem implantando as regras internacionais de contabilidade. Isso quer dizer que, com as adaptações locais necessárias, um estudante aprenderá o mesmo que outro na Argentina ou na França.

Tratando-se de conteúdo específico, não é necessário ser um ás em matemática para se dar bem em Ciências Contábeis. Ainda mais, os estudantes têm muito contato com legislações contábeis específicas e aprendem sobre legislação tributária, trabalhista, comercial e, é claro, fiscal.

Conhecimentos de informática e de sistemas contábeis são vistos durante o curso, pois é uma profissão muito ligada aos recursos de informática. Estes estudantes também aprendem estatística e matemática financeira, imprescindíveis para uma boa análise financeira futura.

Contabilidade

O carro-chefe do curso é, obviamente, a teoria e a prática da contabilidade. Desde a contabilidade básica até a auditoria e a perícia contábil, o aluno terá contato com todo o conteúdo necessário para se tornar um bacharel em Ciências Contábeis!

Quais as áreas de atuação deste profissional?

Para o aluno de Ciências Contábeis, será necessário saber lidar com pessoas. Isso porque a área de atuação do profissional de Ciências Contábeis não é apenas analisar os números de uma empresa.

Controladoria

As áreas de atuação do profissional de Ciências Contábeis incluem controladoria, responsável por toda a parte financeira de uma empresa e, consequentemente, com uma grande equipe para ser gerenciada. Você também pode fazer parte dessa equipe no início da profissão.

Também pode-se atuar como consultor contábil, desempenhando funções de gerenciamento financeiro para empresas. Se preferir, é possível exercer atividades de maneira autônoma, como empresário contábil, gerenciando uma empresa de serviços contábeis.

Área de ensino

Se gostar da área de ensino, você pode atuar como professor universitário, mas será necessário, no mínimo, um curso de especialização após a graduação. No serviço público, são inúmeras as áreas de atuação do profissional de Ciências Contábeis, desde contador público até auditor fiscal.

Auditoria e perícia

Mas tem uma notícia melhor ainda! Há duas áreas de atuação bem conceituadas do profissional de Ciências Contábeis: a auditoria e a perícia contábil.

Apenas os graduados em Ciências Contábeis podem exercer essas funções. Outra alternativa é trabalhar em empresas privadas como contador, ajudando uma equipe ou atuando sozinho em prol de uma empresa.

Mas é importante ser salientado que não basta apenas a graduação. É necessário estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade e há um exame em que os graduados devem ser aprovados para o efetivo desempenho da profissão.

Como se destacar no mercado de trabalho?

Deve-se estudar muito e sempre, reciclando os conhecimentos técnicos. Isso porque as regras contábeis estão em constante atualização, o que requer estudo contínuo e curiosidade para continuar aprendendo. Cursos de curta duração após a graduação são importantíssimos para elevar o conhecimento e ganhar destaque no mercado.

Outra dica importante é elevar os níveis em línguas estrangeiras, principalmente inglês e espanhol, se você já não os tiver. Com a internacionalização, muitas empresas multinacionais se instalaram no Brasil e é um fator de real destaque a fluência em inglês e espanhol para conseguir melhores oportunidades.

Existem no Brasil, mais de 5 milhões de empresas e todas essas precisarão de um profissional de Ciências Contábeis em algum momento. Cadastrados no Conselho Federal de Contabilidade, há aproximadamente 500 mil profissionais.

Disputa

Se estiver disposto a entrar na saudável disputa por uma dessas empresas, creio que não terá dificuldades em obter trabalho. Só não ache que eles baterão na sua porta!

Caso você não queira trabalhar como autônomo, existem diversas áreas, como as já citadas: auditoria, perícia, análise de demonstrações, controladoria, consultoria, área governamental e de educação. Oportunidades não faltarão se você quiser realmente ingressar na área de Ciências Contábeis.

Quer ingressar no curso de Ciências Contábeis, mas ainda tem alguma dúvida sobre o curso ou sobre a faculdade? Deixe sua questão ou assine nossa newsletter para obter mais informações sobre essa área tão interessante que é a contabilidade!

f