5 áreas que um jornalista pode trabalhar e você não sabia!

5-areas-que-um-jornalista-pode-trabalhar-e-voce-nao-sabia!9896

Reportagens, apurações, entrevistas, programas de TV. A rotina de um jornalista muitas vezes se resume a essas práticas.

É uma profissão muito dinâmica e demanda muita paixão. Mas não só de Redação vive um profissional do Jornalismo! Esse curso oferece uma enorme gama de possibilidades no mercado de trabalho, que se distanciam do ofício tradicional de reportagem, que estamos acostumados a ver todos os dias nos jornais nas bancas e no noticiário da televisão.

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

Quer saber que outras oportunidades o jornalismo oferece para seus profissionais? Confira!

1- Assessoria de Imprensa

O Assessor de imprensa é o profissional que faz o intermédio entre o a imprensa e o seu cliente, podendo ser uma empresa, uma instituição ou mesmo uma celebridade ou um atleta. O papel desse jornalista consiste em traçar e usar estratégias de comunicação para cuidar da imagem do cliente. O Assessor deve sempre estar atento a tudo que acontece em sua volta, entender o público-alvo do cliente, prever situações de risco para a imagem dele e ter muita dedicação.

2- Comunicação institucional

A relação entre uma organização e aqueles que fazem parte dela é muito importante, e é também papel do jornalista fazer essa mediação. Esse tipo de assessor é responsável por gerenciar toda a comunicação interna de uma instituição, planejar ações inclusivas e com isso, tornar possível o diálogo entre todos os setores da entidade.

3- Social Media

Redes sociais fazem parte do cotidiano de todas as pessoas, e tudo que você compartilha nelas vai ser visto por centenas ou até milhares de pessoas. No caso de empresas e instituições, isso significa muito mais responsabilidade pelo conteúdo produzido. Essa função é delegada ao jornalista, tanto na produção quanto na edição do que é postado, garantindo a qualidade e o alcance das informações.

4- Marketing de conteúdo

A internet é a base da busca de informação nos tempos atuais: ou vai dizer que você não busca respostas para suas dúvidas plataformas como o Google? Cada vez mais, as empresas desejam que o que elas tem a oferecer seja relevante para essas pesquisas, e por isso, investem no marketing de conteúdo. O profissional da área trabalha na produção desse conteúdo de forma que ele seja interessante para o público leitor e trabalhe a favor da empresa que disponibiliza.

5- Fotojornalismo

Jornalismo não é só sobre relatar fatos e produzir conhecimento através de palavras. Fotojornalistas trabalham capturando imagens de diversos acontecimentos, utilizando seus conhecimentos como jornalistas para produzir recortes únicos. A exemplo disso, temos diversas fotos icônicas sobre diversos fatos históricos, que representam a vivência dessa situação. Não é à toa que dizem que uma imagem fala mais do que mil palavras.

O profissional do jornalismo deve ser, acima de tudo, versátil, flexível, capaz de se reinventar e ser aberto às oportunidades que o mercado de trabalho tem a oferecer. Um jornalista nunca deve parar de absorver conhecimento, afinal tudo que ele aprende reflete diretamente na qualidade do seu trabalho.

Quer entender mais sobre o curso de jornalismo? Conheça o que a FUMEC pode contar no site oficial!

f