5 dicas para se atualizar na área de publicidade e propaganda

publicidade e propaganda

Nos últimos anos, o mundo viu uma explosão de novas tecnologias: os celulares estão mais inteligentes do que nunca e a comunicação nunca foi tão móvel ou tão onipresente. Além de efeitos na vida cotidiana das pessoas, isso também trouxe impactos para a área de publicidade e propaganda: há mais mídias, mais técnicas e mais necessidade de atingir o consumidor de uma forma diferente. Para que isso seja possível, os profissionais da área devem estar sempre atualizados para colocar em prática as novas tendências.

Não sabe como fazer isso? Então confira 5 dicas para se atualizar na área de publicidade e propaganda!

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

Leia publicações especializadas

Se antigamente, os profissionais de publicidade e propaganda tinham mais dificuldade para encontrar material atualizado sobre a profissão, atualmente você tem à disposição opções diversas e para todos os gostos. Um exemplo seria acompanhar blogs sobre o assunto.

O que não falta na internet são blogs especializados sobre publicidade e propaganda que lançam tendências e analisam o que está em alta no mercado. Assim, se você acompanhar os mais relevantes sobre o assunto vai acabar se mantendo atualizado.

Esteja nas redes sociais

Hoje as redes sociais se tornaram muito mais do que uma forma de encontrar aquele amigo de infância perdido ou então de se conectar com as pessoas que você gosta. Atualmente, as redes sociais são poderosos meios de comunicação e que vêm modificando a área de publicidade e propaganda.

Por isso, é muito importante que você esteja nas redes sócias por dois motivos: você vai entender, de dentro, o que o consumidor espera e como ele se comporta e também vai ficar atento às novas funcionalidades, como anúncios pagos e medições de estatísticas.

Compareça a feiras e eventos

O mercado de publicidade e propaganda, assim como outros setores, também oferece feiras e eventos sobre os mais diversos temas. Nesses locais, há palestras, debates e apresentações de tendências e de perspectivas do mercado. Ao estar em um local como esse, você fica por dentro de tudo o que já é sucesso e, principalmente, de tudo o que se mostra promissor nos próximos meses ou anos.

Além disso, comparecer a eventos como esse também é uma oportunidade de fazer networking e conhecer profissionais da área que também têm o que ensinar e compartilhar para a sua atualização.

Faça cursos

É bem verdade que boa parte dessa atualização deve partir de você e de maneira independente, afinal, é algo que você deve fazer pelo resto da vida. Apesar disso, também é benéfico para sua atualização de mercado se você realizar cursos diversos em busca de novos conhecimentos.

Pode ser o caso de fazer treinamentos ou cursos pontuais sobre tecnologias específicas – geralmente quando surge uma nova e promissora rede social com bons resultados para a publicidade, há cursos e workshops sobre o assunto. Em outros casos, você também pode optar por ir mais a fundo, como ao fazer uma especialização ou pós-graduação no assunto.

Não se acomode

A dica mais importante é, sem dúvidas, que você não se acomode. Quando estiver formado, não ache que esse é o fim do seu conhecimento. Se você lê cinco blogs diariamente, não ache que nunca vai precisar expandir sua base de leitura. Se você vai a dois eventos por ano, não se acomode ao pensar que não deve procurar outros no mercado.

Quanto menos acomodado você estiver, menos chances você terá de ficar desatualizado em um mercado que muda todos os dias junto com os clientes.

Manter-se atualizado é importante para qualquer profissional, mas é ainda mais indispensável na área de publicidade e propaganda – afinal, nessa área o futuro já chegou e é agora. Assim, é preciso ler, estar nas redes sociais, participar de feiras e eventos, se capacitar e, principalmente, nunca se acomodar. Como resultado, você serás um profissional sempre completo e preparado para os desafios do mercado.

Quer tirar uma das maiores dúvidas da área? Leia neste post qual a diferença entre o curso de publicidade e propaganda e marketing!

f