5 dicas para fazer contatos profissionais ainda na graduação!

contatos profissionais ainda na graduação

A graduação é o primeiro grande passo para entrar no disputado mercado de trabalho, e fazer bons contatos profissionais ainda na faculdade pode ajudar a se destacar da concorrência. Boas relações aliadas a um bom currículo acadêmico são um ótimo inicio de carreira, além de todo conhecimento que você pode adquirir de profissionais experientes para a hora de entrevistas e processos seletivos.

Como fazer contatos ainda na graduação? Confira abaixo e garanta seu futuro profissional!

Bônus: veja como escolher uma universidade que tenha a ver com você

1. Tenha uma boa apresentação

Apesar de ser um iniciante na profissão que está estudando, demonstrar que pesquisou o possível sobre o assunto e que tem certeza da carreira que quer seguir é sempre um diferencial que ajuda os professores e demais profissionais da área a prestarem atenção no seu potencial. Erros e duvidas são perfeitamente normais para quem está começando, mas saber lidar com elas mostra vontade de aprender e evoluir.

2. Construa relações

Mostre que o seu interesse em manter contato não é apenas para conseguir uma oportunidade. Ofereça ajuda e solução para problemas, mesmo quando não estiver envolvido, demonstrando qualidades sem a necessidade de exaltá-las.

Fazer parte de uma equipe com amigos pode ser mais vantajoso do que uma simples relação de emprego, mostrando interesse na profissão em si e não só no cargo. Caso consiga uma oportunidade, agradeça e reconheça o favor e, caso não consiga, procure saber onde errou e demonstre que está preparado para tentar de novo sempre que possível, mantendo o relacionamento e abrindo portas para futuras oportunidades.

3. Descubra sua área de melhor atuação

Dentro da faculdade existem diversas monitorias, diretórios acadêmicos com as mais variadas funções e bolsas para pesquisas que auxiliam o estudante a aumentar o seu conhecimento de campo. Inscreva-se para funções que você tenha mais habilidades enquanto desenvolve outras, a fim de trazer experiência para seu currículo enquanto conhece pessoas e coloca seu potencial a mostra. Saiba como procurar o melhor estágio pra você no nosso blog.

4. Vá a palestras e faça perguntas

Palestras e seminários acadêmicos são repletos de informações úteis, contatos profissionais valiosos que contam, explicam suas experiências e permitem que, ao final, sejam feitas perguntas dos participantes. Faça um questionamento interessante sobre o assunto e, caso seja possível, apresente-se ao final do evento, demonstrando vontade em trabalhar na área.

Mesmo que ele pessoalmente não possa ajudar, com certeza tem informações sobre onde e com quem é melhor procurar. Se não se sentir a vontade de iniciar a conversa, use do bom relacionamento construído com professores e peça para que eles lhe apresentem, dando boas referências sobre seu desempenho na faculdade.

5. Utilize as redes sociais para estar sempre presente

Mais do que diversão e informação, as redes sociais podem lhe colocar em um mundo de contatos profissionais se usadas com sabedoria, além de mantê-lo em evidência com mais facilidade. Crie uma rede de contatos que tenham o mesmo interesse que você e se faça presente sempre que possível para ser lembrado pelos seus colegas e professores com frequência.

Participe de grupos de ofertas de estágio e discussões sobre a área para manter-se atualizado e compartilhe seus conhecimentos. Não misture sua vida profissional com a pessoal, sabendo o local e o momento certo de postar sobre cada coisa. É interessante investir em um blog para publicar seus principais trabalhos mantendo um portfólio online, divulgando-o sempre que possível.

Tem alguma duvida ou experiência com contatos profissionais na graduação? Deixe seu comentário no post!

f