O que faz um designer gráfico?

o-que-faz-um-designer-grafico
A atuação do designer gráfico vai muito além de fazer ilustrações e definir tipos de letra para cartazes. O designer gráfico é responsável por cuidar da parte estética e visual de projetos, peças e animações, sabendo trabalhar com a imagem aliada ao texto.

É a profissão ideal para quem tem afinidade com arte, por isso o gosto e prazer do desenho é importante. Os bons designers sabem unir aquilo que há de mais novo e moderno em tecnologia com funcionalidade e prática para o dia a dia. Para saber mais especificamente as áreas de atuação do designer gráfico e quais as direções que podem seguir na carreira, fique com a gente e acompanhe o artigo.

Já se perguntou o que faz um designer gráfico? Leia o nosso artigo e perceba como cursar designer gráfico pode ser um caminho prazeroso e gratificante!

Bônus: aprenda como escolher o curso de graduação certo para você!

Animações 3D para televisão, publicidade e mídia digital

Na parte do audiovisual, os designers gráficos possuem oportunidades promissoras. A criação de animações para telejornais é um exemplo relevante de como pode ser o trabalho nesta área. Animações de logotipos e infográficos também são muito comuns em agências. Além de poder animar marcas de empresas, os designers podem trabalhar com teasers e animações próprias para publicidade nas redes sociais.

Logotipos, marcas e embalagens

A identidade visual de uma empresa deve ser elaborada de modo a traduzir sua personalidade e atrair o público alvo. Presente em todo o material impresso e virtual relacionado à empresa, o designer gráfico é quem cria e define aplicações de logotipos e suas variações. Isso vale desde a marca d’água do papel da empresa até desenvolvimento de letreiro fachada externa do edifício.

Sinalização interna e externa

Pouco se sabe, mas são os designers gráficos que desenvolvem todo o projeto de sinalização de um espaço. Seja no metrô, aeroporto, nas dependências de uma empresa ou nos corredores de faculdade, há placas para orientar o fluxo e identifiquem o uso das salas. Este é um trabalho desenvolvido pelo designer responsável e deve corresponder à identidade visual da instituição, levando em conta todas as especificidades do nicho trabalhado.

Diagramação de jornais e revistas

A determinação do formato de um jornal ou de uma revista também é uma tarefa para o designer gráfico que atua em projetos editoriais. Neste campo, o profissional elabora tudo o que se relaciona à aparência: tamanho da página, margens, fontes e espaçamento. Além de deixar tudo legível, ele também busca tornar a leitura mais agradável e escaneável. O designer gráfico também define a posição e tamanho das publicidades nos veículos de comunicação impressos.

Flyers, banners e sites para internet

Com a criação de novas mídias, o trabalho designer gráfico ampliou muito para o meio digital. Algumas agências possuem produção toda voltada para este nicho. Elas produzem flyers de promoção, banners e sites para veiculação exclusiva na internet. Os designers que desejam trabalhar nesta área tem muito a ganhar fazendo cursos de especialização voltadas pra a comunicação digital.

Onde trabalham o designers gráficos?

Com tantos campos de atuação, o designer pode ser empregado em agência específica de gráficos mas também de publicidade, comunicação e marketing. Departamentos de prefeituras e empresas recorrem frequentemente a contratação de profissionais deste tipo, para o desenvolvimento de peças, vinhetas, embalagens, sinalizações e muito mais. Algumas produtoras de cinema, moda e arquitetura também contam com designers gráficos no seu staff.

Além de trabalhar com todos os tópicos acima, os designers gráficos podem estender suas habilidades e desenvolver produtos e pequenas arquiteturas. A profissão oferece tantas opções que fica difícil não querer fazer o curso, não é mesmo? Saiba mais sobre a graduação vendo aqui os detalhes do curso de design gráfico na FUMEC.

New Call-to-action