5 cursos de graduação para quem gosta de matemática

matemática

Muito temida por alguns e adorada por outros, a matemática é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento da Ciência. Nos cursos de graduação, a matéria costuma ser um divisor de águas para os que gostam e os que não gostam quando vão escolher um curso superior. Está no time da matemática e quer aprender mais sobre esse campo do conhecimento? Veja estes 4 cursos que vão lhe permitir aprofundar nos estudos matemáticos!

Ciências Contábeis

Umas das profissões mais procuradas nas empresas, o contador é muito importante para auxiliar no crescimento de negócios. Enquanto muitos veem a profissão com desdém, o mercado de trabalho cada vez mais valoriza esse profissional.

Bônus: aprenda como escolher o curso de graduação certo para você!

Considerando a matemática, grande parte das disciplinas ajudarão a entender e a analisar os números da empresa, considerando gastos, custos, projeções e contextos, tanto nacionais quanto internacionais. Além da profissão de contador, os estudantes de Ciências Contábeis podem atuar como auditores, analistas financeiros, consultores e investigadores de fraudes. A base do curso é a matemática, então tenha certeza que a matéria é do seu interesse.

Engenharias

Quando se fala em engenharia, logo se pensa em matemática, números e medições. Embora não esteja de todo errado, existem algumas engenharias que lidam mais com números do que outras.

Tradicionalmente, a Engenharia Civil (em especial a matéria de cálculo de obras) é um dos cursos mais procurados e que mais atrai estudantes em busca de conhecer e aplicar seus conhecimentos matemáticos. Outro curso que aplica muito a matemática é a Engenharia de Computação, já que a linguagem de computadores é baseada na lógica.
Outros cursos de engenharia como Química, Elétrica e Mecânica utilizam a linguagem matemática para propor soluções aos problemas das áreas. Seja qual for a Engenharia escolhida, saiba que a matemática é a ferramenta principal para seus estudos. Por isso é interessante que você escolha, dentre as diversas opções oferecidas, a mais atrativa pelos conteúdos paralelos.

Sistemas de Informação

Próximo à engenharia de computação, o curso de Sistemas de Informação lida com os problemas e soluções da informatização dos processos dentro das organizações. Nesse curso, você aprenderá sobre gestão de sistemas de informação para construir e gerenciar bases de dados, por exemplo.

É um curso extremamente requisitado no mercado de trabalho, em que a revolução da internet requer soluções rápidas e automatizadas para as situações mais adversas. A matemática é importante tanto na parte de gestão quanto na parte de elaboração dos sistemas, utilizando, principalmente, da lógica como ferramenta de construção de algoritmos.

Arquitetura e Urbanismo

Pode parecer que não, mas Arquitetura e Urbanismo requer um pensamento matemático muito grande. Não apenas na questão dos cálculos para construção dos edifícios, mas principalmente na utilização do pensamento matemático para propor soluções inovadoras e criativas.

Embora o conteúdo matemático em si não seja o mais desenvolvido dentre os cursos, a racionalidade e a lógica matemática estão constantemente apoiando os futuros arquitetos e urbanistas a projetarem e a construírem os mais diversos projetos. O interessante do curso é a capacidade de materializar o seu pensamento em construções sólidas, fruto da imaginação humana.

Administração

O curso de Administração é uma ótima opção para quem gosta de matemática, mas ao mesmo tempo gosta de outras matérias relativas às Ciências Humanas. Por tratar da gestão e administração de recursos, o curso utiliza diversos modelos matemáticos para aprimorar e desenvolver organizações.

Se você gosta de matemática, o campo das finanças é um excelente meio para desenvolver suas habilidades e é altamente procurado pelo mercado de trabalho ultimamente. A matemática é extremamente útil para grande parte das áreas de graduação e, se você manda bem nessa matéria, já deu um passo em direção ao sucesso profissional.

Qual desses cursos mais te atraiu? Comente no post e veja como a matemática pode te ajudar!

New Call-to-action