É preciso ser um bom desenhista para estudar design?

É preciso ser um bom desenhista para fazer um curso de design

Será que é preciso ser um bom desenhista para fazer o curso de design? Leia o nosso artigo de hoje e descubra!

Nos primórdios dessa profissão, os desenhos eram feitos somente à mão e representavam projetos complexos. Atualmente, o curso de design é generalista, ou seja, possui disciplinas de diversas áreas, como informática, marketing, ilustração e estética.

Bônus: aprenda como escolher o curso de graduação certo para você!

Qual o papel do desenho no curso de design?

Engana-se quem acredita que seja necessário conhecer todas as técnicas de desenho ao ingressar no curso de design. Desenhar deixou de ser crucial para o curso de design e passou a ser mais uma das diversas ferramentas da profissão.

O curso não apresenta o desenho como pré-requisito no vestibular — os que possuem essa particularidade têm uma prova de habilidades específicas com o objetivo de avaliar a capacidade do candidato. Logo, o aluno não precisa ser um bom desenhista para ingressar no curso, pois terá a oportunidade de aprender a desenhar durante a graduação! Porém, o desenho é uma ferramenta extremamente importante para o profissional da área.

Habilidades com desenho

Ao longo do curso de design, as habilidades com o desenho são aperfeiçoadas por disciplinas específicas. Primeiramente, os alunos são instruídos a desenhar à mão livre — em duas e três dimensões. Depois introduzidos a softwares, que são ferramentas utilizadas no curso de design para fazer os desenhos.

São inúmeras as disciplinas relacionadas ao desenho durante o curso, como desenho técnico, desenho mecânico e paisagismo. Daí a necessidade em se adquirir conhecimentos sobre o assunto desde o início do curso. Assim, você se tornará um bom desenhista ao longo do curso, quando seus conhecimentos serão realçados e você passará a ter seu próprio traço.

Qual o tipo de trabalho desempenhado no curso de design?

O profissional formado no curso de design possui um amplo campo de atuação, trabalhando com design industrial, design de interiores, design gráfico, programação e animação. Sua função é desenvolver e criar projetos gráficos e de comunicação visual.

É capaz de planejar serviços, produzir projetos que envolvem informações artísticas, visuais, culturais e estéticas. Os profissionais formados no curso de design articulam conhecimentos artísticos, científicos e tecnológicos, dando a eles aplicabilidade por meio de propostas inovadoras!

Também identificam e criam propostas de comunicação visual a determinados produtos. Em todos os campos do curso de design, é essencial que se tenha conhecimentos sobre desenho.

Identidade

Em nenhum deles, o profissional atuará sem esboçar seus traços. Em alguns, é necessário que se dedique mais ao desenho, como em áreas em que são construídos objetos específicos ou imagens para propagandas.

Então, é importante que cada profissional formado no curso de design desenvolva suas habilidades no desenho ao longo de sua trajetória. Apesar de utilizar softwares que não necessitam do traço à mão livre, o designer que possui sua identidade tem uma habilidade maior em trabalhar com os desenhos.

Adequar ao seu próprio estilo de arte é mais fácil do que apenas copiar um estilo de arte popular. Portanto, não é necessário ser um bom desenhista ao ingressar no curso de design. É preciso descobrir o seu estilo e desenvolvê-lo para se tornar um profissional autêntico e único.

Já pensou em ingressar no curso de design? Conte pra gente os motivos e compartilhe a sua experiência!

New Call-to-action