O que faz um designer de produto?

produto

Não basta que uma mercadoria seja apenas visualmente interessante: ela precisa ser funcional. Diante dessas necessidade é que surge o Designer de Produtos.

A estética e a ergonomia de um produto estão diretamente ligadas ao design. Quando você tenta abrir uma lata, por exemplo e encontra dificuldade para fazer essa atividade, é possível afirmar que houve uma falha relacionada ao design no desenvolvimento do produto.

Bônus: aprenda como escolher o curso de graduação certo para você!

O que parece ser algo insignificante, na verdade tem uma dimensão considerável que impacta na usabilidade do item e substancialmente nas vendas, pois ninguém deseja ficar gastando tempo para consumir ou utilizar algo que deveria ser prático.

Funções de um Designer de Produtos

Um designer de produtos é um profissional responsável por tornar a vida dos consumidores mais atrativa, agradável e descomplicada. Ele é quem desenvolve projetos que utilizam a criatividade, a usabilidade, o encantamento e a diferenciação para produzir itens inovadores, que sobressaiam aos olhos dos clientes e que cumpram fielmente com seu propósito de criação.

Para que um designer seja capaz de atender a todos os requisitos citados quando projeta um produto, ele precisa estar atento ao cenário cultural, econômico, mercadológico e estético que o circunda. Somente diante de todas essas especificidades pertinentes ao cenário que o item será inserido é que ele conseguirá ter sucesso em sua profissão.

Atuação de um Designer de Produtos

Depois de formado, um Designer de Produtos estará apto a elaborar conceitos, criar e desenvolver projetos de produtos, apontar melhores materiais e técnicas para produção de objetos em escala industrial. Isso porque a sua formação profissional permite um amplo conhecimento sobre os mais variados sistemas de fabricação existentes.

Ele também deve pesquisar novas tecnologias e matérias-primas, atentar a atributos ergonômicos, estéticos e funcionais dos produtos. Todas essas atividades poderão ser desempenhadas em equipes ou de maneira autônoma.

A graduação para exercer esta profissão é de 4 anos e, ao término do curso, o estudante sairá com o título de Bacharel em Designer de Produtos. Como a grade curricular deste ensino possui integração com outras áreas do design, o discente que quiser se aprofundar mais neste tipo de atividade, poderá cursar outras especialidades da área em um período reduzido, já que algumas disciplinas poderão ser aproveitadas.

Importância de um Designer de Produto

Diante de um cenário econômico complexo como o que estamos vivenciando atualmente e da alta competitividade entre as organizações, o Designer de Produtos têm se destacado. Ávido por encontrar formas diferenciadas e funcionais de atrair o desejo do consumidor, indústrias de diversos portes têm buscado nestes profissionais a oportunidade de destacar suas marcas e produções nas prateleiras comerciais. Este reconhecimento e necessidade de mercado fazem com que um Designer de Produtos seja reconhecido e requisitado, o que favorece consideravelmente o mercado profissional.

Segundo o executivo da Sony Norio Ohga, em matéria publicada no site ABC Consultores Associados, que atua com consultoria empresarial, desenvolvimento humano e profissional, “o design é a única coisa que diferencia um produto do outro no mercado”. Esse conceito atesta a necessidade das indústrias contratarem profissionais com essa formação.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a profissão de Designer de Produtos, que tal enviar um comentário dizendo o que achou desta forma de atuação profissional? Caso tenha ficado alguma dúvida, mande a sua pergunta que o ajudaremos a esclarecê-la!

New Call-to-action