Como é o curso de gestão em segurança privada?

Como é o curso de gestão em segurança privada

O curso superior em Gestão de Segurança Privada é voltado para a formação de profissionais que atuem na preservação pessoal e do patrimônio. O curso surgiu por meio de uma demanda do mercado por equipes de monitoramento e agenciamento na área de segurança com formação qualificada. A grade curricular de um gestor em Segurança Privada envolve referências científicas, teóricas e metodológicas relacionadas às iniciativas de minimizar riscos assim como proteger a integridade física de pessoas e ambientes.

Quer saber os detalhes do curso em Gestão de Segurança Privada e os campos profissionais em que ele pode atuar? Acompanhe o nosso post!

Bônus: aprenda como escolher o curso de graduação certo para você!

O que faz um profissional de segurança privada?

Uma das questões de quem pretende cursar Segurança Privada é saber onde especificamente pode atuar o profissional formado. Este pode agir na fiscalização e prevenção de acidentes, zelando pela diminuição dos riscos de um determinado ambiente e pela saúde dos empregados dentro da área de segurança do trabalho.

Os gestores em segurança também desempenham funções de cunho jurídico, como é o caso de equipes de perícia e investigação forense. Alguns podem ainda atuar na área como empreendedor, consultor, ajudando a desenvolver a parte administrativa e projetos de segurança específicos.

Em que ambientes é possível encontrar esse profissional?

Atualmente, qualquer empresa ou instituição conta com alguma equipe de segurança, própria ou terceirizada. Neste caso, os funcionários de segurança trabalham para proteger melhor o patrimônio, de acordo com a regra de cada espaço.

O gestor também pode trabalhar em eventos, realizados em ambientes fechados ou abertos. Há também aqueles profissionais ligados à tecnologia, que trabalham em uma central de monitoramento e acompanhando à manutenção e instalação de equipamentos de segurança.

Consultoria em segurança é uma novidade para o mercado?

Os gestores que se interessarem pela área de consultoria, podem criar empreendimentos que prestem serviços de todo tipo relacionados à segurança. Neste caso, incluem explorar potencialidades do mercado, saber identificar qual equipe é melhor pra cada perfil empresarial, além de planejar novos empreendimentos de segurança. É uma área que tende a crescer ainda mais nos próximos anos!

Quais as disciplinas abordadas no curso?

No currículo do curso são abordados assuntos ligados à parte física, como condicionamento e primeiros socorros. Também são tratados assuntos de direito, como legislação sobre armas, ética e demais normas de segurança do trabalho.

Gestão financeira e administração fazem parte do lado mais voltado aos empreendedores, assim como sistemas de informação e segurança de rede aos que querem especializar em tecnologia. Dentro da segurança do trabalho, cálculo de riscos e métodos de projetos são as disciplinas abordadas.

Como é o mercado para quem cursa segurança privada?

A atuação dos profissionais de segurança tende a crescer ampliadamente, considerando a defasagem da segurança pública que existe no país e a demanda gradativa por empresas e pessoas. Outras áreas também tendem a solicitar profissionais mais capacitados, como é o caso da segurança florestal e a de esportes, assim como a de grandes eventos.

Para que serve o curso de graduação em Segurança Privada?

Pela faculdade, os profissionais têm uma formação voltada nas competências para gerenciar e administrar empresas de segurança empresarial. Também são trabalhados fatores periféricos e não menos importantes, como sociais e de meio ambiente, que podem influenciar na segurança do trabalho.

Os profissionais produzem especialização completa, afim de serem capazes de produzir projetos, integrando outras áreas e com autoridade. Cursar Gestão em Segurança Privada pode ser uma carreira promissora e com muitos campos de atuação.

Já sabe como é o processo seletivo para fazer o curso na FUMEC? Informe-se agora e não perca mais tempo!

New Call-to-action