4 maneiras de estimular a criatividade de estudantes de Design Gráfico

criatividade design gráfico

A profissão de Design Gráfico exige muita criatividade e dedicação, assim como estudar esse curso. A grande quantidade de trabalhos acadêmicos dessa área faz com que os estudantes gráficos tenham bloqueios criativos, o que os impede de terem novas ideias para continuarem suas atividades e, trazendo problemas com notas e aprendizado.

O foco do nosso texto de hoje será apresentar uma série de dicas para estudantes gráficos superarem os momentos de “bloqueio artístico”. Explicaremos alguns métodos como brainstorm, busca de referências e exercícios de criatividade.

Encontra-se nessa situação? Confira dicas valiosas para estimular a sua criatividade!

Brainstorming

A técnica de brainstorming é muito utilizada não só por estudantes, como por profissionais de diversas áreas. Sua tradução seria algo como tempestade de ideias e seu conceito é basicamente reunir pensamentos de um grupo (ou indivíduo) e usá-las para a resolução de um problema.

Se você está com dificuldades para um projeto, reúna-se com colegas de classe e, juntos, tentem chegar à uma solução prática e criativa. Caso prefira fazer isso sozinho, reúna todos os seus pensamentos sobre o projeto e avalie o que pode ser útil ou não. Dessa maneira, você terá uma visão mais ampla e estará estimulando sua criatividade, o que ajudará a ter mais ideias e realizar o que precisa.

Registro de ideias

O bloqueio criativo aparece quando você menos espera, então, não existe uma maneira de se preparar para isso. Aproveite os momentos em que estiver bem criativo e anote suas ideias em um caderninho ou bloco de anotações, não importa a hora em que elas surgirem.

O mesmo vale para os sonhos. Se você sonhou algo interessante ou que possa ser usado em seu trabalho em um momento futuro, registre assim que acordar. Assim, você terá algo para recorrer nas horas em que não se sentir tão produtivo e poderá usar o que anotou!

Inspiração

Outra boa maneira para estimular a sua criatividade é buscar inspirações de profissionais de design gráfico que você admira. Dê uma olhada em alguns trabalhos de pessoas de sua área e preste bem atenção nas técnicas usadas, no que elas se inspiraram, o que os motiva.

Vale olhar sites sobre design, cases, livros, exposições. Se possível, converse com alguns deles e pergunte o que fazem quando se sentem improdutivos e anote dicas do que eles fazem para estimular a própria criatividade.

Dê uma volta

Às vezes, a inspiração é encontrada em coisas pequenas e cotidianas. Dê uma volta em sua cidade com um olhar mais atento.

Visualize bem tudo que a compõe, como cores, formas, texturas. Visite parques, museus, centros de compras, arquitetura local e até mesmo as pessoas que passam pela rua.

Um olhar clínico ajudará a enxergar coisas que você pode nunca ter reparado e que lhe ajudarão a criar trabalhos criativos e inovadores. A criatividade é algo que deve ser exercitado com frequência e esses pontos acima ajudarão você a ser uma pessoa mais ativa! Aproveite também para conferir o nosso post com dicas de como ser mais produtivo logo de manhã e transforme seus hábitos hoje mesmo.

Ainda não faz design gráfico e quer conhecer mais sobre a profissão? Basta clicar aqui!