10 dicas para o seu tempo render

Nossa vida tem sido corrida e estressante. Na sequência, confiram 10 dicas para deixá-la mais feliz e menos estressada:

1. Tenha e use uma agenda. A partir de agora será sua companhia, assim como seu celular e seu batom.

2. Anote todos seus compromissos e tarefas nesta agenda, inclusive prazos. Mesmo que seu celular e seu computador tenham agenda, não confie tanto. Eles quebram, podem ser roubados e, dependendo da situação, não podem ser consultados.

3. Gosta de internet e/ou televisão? Reserve horários rígidos para isso. Senão você não fará mais nada. Inclusive o acesso aos emails, embora os celulares multimídias resolvam isso.

4. Por falar em telefone, cuidado com ele! Se a conversa se prolongar além do necessário, corte delicadamente. Se você ainda não se sente à vontade para dizer isso, invente uma desculpa. Nenhum assunto importante lhe toma mais de 15 minutos ao telefone. Acredite!

5. Seja objetiva e clara. Dê a você mesma tempo para cumprir suas tarefas. Então, você vai trabalhar com metas: “tenho até dia tal para fazer ou entregar tal coisa”. E pronto. Trabalhos atrasados no emprego ou na vida pessoal resultam em horas extras e desgastes emocionais.

6. Durma como os anjos. Durma o tempo necessário para descansar seu corpo e relaxar sua mente. Uma mente repousada funciona e pensa melhor, logo se torna mais produtiva. Sem falar na irritabilidade que temos quando a exaustão nos toma.

7. Faça uma lista mensal, tipo calendário, sabe? Assim:
Mês: abril
Dia 1: horário, tarefa, status (concluído ou não)
Ao final do mês você detectará se otimizou ou desperdiçou seu tempo. Não esqueça que, trabalho não concluído, perda de energia e tempo. Ajuda muito a gente ver o que fizemos porque muitas vezes o que acreditamos ter feito não bate com os fatos concretos.

8. Bem, como havia dito, não podemos mudar a duração de um dia, da semana, de um mês,… Por isso mesmo devemos priorizar o que é importante. Tenha critérios pessoais para classificar uma coisa como ImportantePouco importanteNão importante. A execução das tarefas deve seguir esse grau de importância que você mesma delegou. Se deixou de fazer algo que nem era importante? Deixe pra lá e siga em frente.

9. Reserve um tempo para se planejar. Quando você já tiver bom domínio do seu tempo, conseguirá fazer um planejamento mensal com tranquilidade, deixando uma margem para imprevistos e exceções. E isso não mais a angustiará.

10. Praticidade na vida. Invista em qualidade de vida ao inserir tecnologias que lhe rendem tempo como, agendar e fazer pagamentos pela internet, aprender a fazer listas de supermercados em que você só tenha que ir de 15 em 15 dias, no máximo (claro que os produtos perecíveis logo acabam, mas isso você compra rapidinho na padaria ou pede para sua empregada ir ao sacolão, né?), aproveitar os congestionamentos de trânsito para ler, estudar (audiobook) ou checar seus emails.

Fonte: http://encontrodeamigas.wordpress.com