Vale a pena tentar um intercâmbio universitário?

Vale a pena tentar um intercâmbio universitário

Na faculdade, você tem acesso a novos conhecimentos, a novas ideias, a novas referências e a novos amigos. Também a outros países, se optar por fazer um intercâmbio universitário.

Mais do que uma viagem, é uma chance de aprender mais sobre a sua área de interesse por uma outra perspectiva. Você estará imerso em uma nova cultura, aprendendo ou aperfeiçoando um idioma e desenvolvendo habilidades que servirão tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.

Bônus: saiba tudo sobre o FIES para 2016

Vale a pena tentar um intercâmbio universitário? Veja o que temos para falar sobre esse assunto!

O que é intercâmbio universitário?

Intercâmbio universitário é aquele promovido e facilitado pela instituição de ensino superior na qual você está matriculado. No geral, dura de um semestre a um ano e você vai para uma faculdade em outro país conveniada com a sua instituição.

Nesse período você cursa, preferencialmente, disciplinas da sua área de estudo. Mas também aproveita a chance para pegar outras matérias de seu interesse.

Há outros tipos de intercâmbio, como os voltados para o ensino de um idioma, a realização de estágio ou de trabalho voluntário. Esses são promovidos por outras organizações e têm objetivos diferentes.

O intercâmbio atrasa a faculdade?

Não necessariamente. Se, durante o intercâmbio, você cursar uma matéria do currículo da sua faculdade, na volta você poderá validá-la e não terá que fazê-la novamente. Se você optar por disciplinas diferentes e não quiser atrasar o curso, pode tentar aumentar a carga horária em outros semestres.

Quais as vantagens para a minha graduação?

O intercâmbio amplia seus conhecimentos sobre a sua área, além de proporcionar um enriquecimento cultural impactante em todos os setores. Frequentar uma faculdade em outro país deixa o aluno mais preparado para um mundo que está em constante transformação, como o que vivemos.

Quais os benefícios para o meu currículo?

Muitos! A experiência internacional enriquece seu currículo e ajuda a desenvolver capacidades técnicas, interpessoais e de liderança.

Você se torna uma pessoa mais flexível e mais tolerante, características apreciadas por empresas. Além disso, amplia a sua rede de contatos, o que, consequentemente, aumenta as suas oportunidades no mercado de trabalho.

Preciso dominar o idioma local antes de ir?

Inglês é a língua universal e, no geral, as aulas de cursos no exterior são ministradas nesse idioma. Por isso, é comum pedirem um certificado de proficiência, como o TOEFL.

Para países hispânicos, a certificação costuma ser de espanhol. Você sempre pode ter aulas do idioma local, antes do início ou durante as aulas.

Como faço um intercâmbio universitário?

As faculdades determinam um período da graduação em que é possível realizar o intercâmbio. Por exemplo, do terceiro ao antepenúltimo semestre.

Antes desse tempo, o aluno poderia estar despreparado e depois, poderia interferir na sua conclusão de curso. Lembre-se que a faculdade fornecerá todas as informações e o apoio necessário para a realização do intercâmbio, inclusive com alguns trâmites burocráticos.

Se você está pensando em ir, pesquise sobre as opções de destino em sites, em blogs e fale com pessoas que já foram, se possível. Elas podem tirar dúvidas específicas e deixar você mais seguro.

O que acha de fazer um intercâmbio universitário? Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários!

Do Ensino Médio para a Universidade