Descubra como a meditação ajuda a conciliar trabalho e estudos

meditação para conciliar trabalho e estudos

Uma das soluções mais simples e eficazes que existem hoje em dia para nos ajudar a lidar com o estresse e com a sobrecarga de responsabilidades em nosso cotidiano é a meditação. Rápida, sem custo e podendo ser praticada em qualquer lugar, a meditação tem diversos benefícios, sejam eles físicos ou mentais.

Algumas pessoas praticam a meditação para ajudar nos estudos, enquanto outras utilizam a meditação no dia a dia para lidar com os desafios do ambiente de trabalho. Independente de seus objetivos, o importante é praticar. Quer saber um pouco mais sobre a importância dessa prática? Veja as informações que separamos para você!

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O que é a meditação?

Muito mais do que simplesmente se sentar de pernas cruzadas e fechar os olhos, a prática da meditação exige certa disciplina e autoconhecimento por parte da pessoa que a pratica. Basicamente, o objetivo do exercício é esvaziar a mente de preocupações, incertezas, pensamentos e reflexões.

Durante a prática, a mente deve deixar de pensar sobre essas questões e simplesmente “estar” no presente. Culturas orientais, como a hindu, a japonesa e a budista já praticam meditação há séculos!

Como praticar?

Para quem está começando na prática de meditação, é necessário escolher um ambiente mais silencioso, livre de interrupções. Posteriormente, após o desenvolvimento pessoal na prática, é possível meditar em ambientes mais agitados.

Sente-se confortavelmente, de pernas cruzadas e braços sobre as pernas. Feche os olhos e procure se concentrar em apenas um pensamento. Muitas pessoas imaginam uma vela acesa ou um outro objeto em sua frente. Foque nele!

Agora, procure gradualmente tirar esse pensamento da mente, sem substituí-lo por outro. O objetivo é mesmo esvaziar a mente. Essa prática pode durar 5, 10 ou 15 minutos, dependendo de sua habilidade de se concentrar na tarefa.

Meditação no dia a dia para aumentar concentração e foco

A prática de meditação é um ótimo exercício de concentração e de foco. Muitas pessoas a praticam antes de começar o dia ou até antes de dormir, quando tiveram um dia muito agitado e cheio de problemas.

Como a prática procura esvaziar a mente e trazê-la para o momento atual, sem se preocupar com as tarefas do amanhã, nem com os problemas do dia que passou, o resultado imediato é a perda de distrações. Naquele momento, a pessoa que a pratica passa a focar somente em sua mente e em seu bem-estar.

Esses efeitos se estendem ao longo do dia, principalmente se a prática for regular. Você adquire maior consciência de seus pensamentos, de sua linha de raciocínio e até mesmo de como funciona a sua cabeça.

Meditação para ajudar nos estudos e no trabalho

Quem trabalha e estuda sabe bem como é difícil fazer os malabarismos do dia a dia para conciliar as duas tarefas. São inúmeras as responsabilidades e obrigações, sem contar com os problemas do cotidiano.

A prática da meditação pode ajudar a lidar melhor com essas tarefas, proporcionando foco no que está sendo realizado. Isso evita erros, aumenta a produtividade, torna as ações mais eficazes e ajuda a relaxar a mente.

Interessou-se pela prática da meditação no dia a dia? Acha que ela, por ajudar nos estudos, pode ser uma boa opção para você? Assine a nossa newsletter e continue recebendo mais informações sobre dicas de estudo e ensino superior!

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