9 coisas que você precisa fazer ainda na faculdade!

9 coisas que você precisa fazer ainda na faculdade!

Pronto! Passei no vestibular e agora estou preparado para assistir várias aulas durante a faculdade, estudar bastante, ter um ótimo desempenho e conseguir uma carreira profissional brilhante! Se foi isso que você pensou após ler o seu nome na lista de aprovados, esse post é para você.

E sabe por quê? Pois ao entrar na faculdade, o interessante é que você aproveite muito mais que as atividades típicas de assistir aulas e estudar as matérias aprendidas. Para conseguir se sobressair acadêmica e profissionalmente, você precisa ser visto como um diferencial!

Bônus: saiba tudo sobre o FIES para 2016

Quer saber como aproveitar melhor seus anos na faculdade? Não deixe de ler esse post feito especialmente para você!

1. Pense em sua carreira acadêmica

Construir uma carreira acadêmica é realizar atividades que irão agregar mais conhecimento que a sua grade curricular permite. Assim, “puxe” disciplinas que agreguem valor ao seu futuro profissional, faça pesquisas dentro das áreas de interesse, dê monitorias, faça estágios, pesquise sobre sua monografia o quanto antes, participe de congressos e seminários.

2. Descubra o que você quer ainda na faculdade

O tempo que você passa na faculdade serve também para conhecer as várias áreas de atuação e descobrir quais delas têm mais a ver com você. Sair da faculdade já sabendo o que se deseja é muito mais vantajoso para seu futuro profissional, pois isso minimiza as chances de sair constantemente das funções por insatisfação ou tornar-se um profissional desmotivado com suas escolhas!

3. Aprenda a cuidar das suas finanças

Começar a cuidar das suas próprias finanças, aprender a lidar com despesas e saber investir e economizar são maneiras de “despertar” para a maturidade. E isso é muito mais útil à sua carreira profissional do que você acredita. Demonstrar boas habilidades financeiras é uma maneira de evidenciar características que o valorizarão como profissional, como: maior responsabilidade, organização, independência, etc.

4. Aprenda a ser mais independente

Durante a faculdade é interessante que você comece a tomar suas próprias decisões e resolver seus problemas com maior autonomia e independência. Embora a família possa ser importante em muitas outras situações, é crucial começar a ficar mais seguro com suas próprias escolhas e a arcar com as consequências de seus atos. Assim estará mais preparado para a vida pós faculdade!

5. Acostume-se a fazer coisas que não gosta

Lembre aquela história que costumávamos ouvir no Ensino Médio que deveríamos fazer trabalhos com colegas escolhidos pelos professores porque futuramente não faremos somente o que nos agrada? Acredite, isso continua valendo na faculdade e também após ela!

Você terá que trabalhar com pessoas das quais não gosta, realizará tarefas que nem sempre são agradáveis, lidará com chefes que não combinam com o seu estilo de trabalhar, etc.

Assim, para alcançar muitos objetivos, é importante saber lidar de forma saudável e resiliente com os sacrifícios.

6. Conviva com influências positivas

Pessoas positivas o manterão sempre à frente, ao passo que as negativas podem ser prejudiciais para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Lembre-se: as relações interpessoais podem não ser duradouras, mas seu conhecimento e experiência o acompanharão por muito tempo!

7. Tenha sempre em um plano B

É sempre bom ter um plano sobressalente, pois manter-se preso em um só foco é um erro. Caso tenha somente um plano e ele não der certo, por exemplo, você pode acabar agindo impensadamente e prejudicar os seus objetivos. Por isso, pense sempre em uma segunda possibilidade de curso, profissão, monografia, estágio, etc.

 8. Evite a procrastinação

Não deixe as tarefas e obrigações para depois. Resolva tudo enquanto tiver tempo suficiente para pensar e criar as melhores soluções e assim estará mais preparado para um futuro profissional mais frutífero e vantajoso.

9. Faça um intercâmbio

Viajar, conhecer o mundo, obter conhecimentos diferentes, aprender uma segunda língua, sobre novas culturas e pessoas tem várias vantagens: você fará isso enquanto ainda estiver novo e com disposição, poderá fazer novos contatos e aumentar seu networking, terá maior desenvolvimento pessoal e melhores oportunidades profissionais.

Existem muitas coisas para se fazer antes de finalizar a faculdade. Por isso, esforce-se ao máximo e obtenha os melhores resultados durante todo o seu futuro profissional!

Quer saber mais? Leia também esse post!

Do Ensino Médio para a Universidade