1. O que é a CPA?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), criada por determinação da Lei 10.861/04 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), constitui-se em uma equipe que representa a comunidade acadêmica, com o objetivo de conduzir os processos de avaliação internos da instituição e orientá-la para as avaliações externas, prestando as informações ao Ministério da Educação (MEC) quando solicitado.
A CPA, formada por professores, técnicos administrativos, alunos e comunidade externa, avalia, planeja, orienta e age em função da melhoria de Qualidade do Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade FUMEC.

2. Você sabe para que serve a Avaliação Institucional?
Para se ter uma visão global da Instituição, aferir os anseios da comunidade acadêmica e da sociedade, oferecer uma ferramenta para a gestão acadêmico-administrativa, em função de sua Missão e do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

3. Como é composta a CPA?
Por representantes de diversos setores: professores, técnicos administrativos, alunos e também sociedade civil organizada. Veja a composição da CPA:

 

Coordenação Geral

Profª Mércia Scarpelli

 

Representantes do Corpo Docente

Prof. Roccio Rouver Rosi Peres – FEA

Prof Carlos Alberto Gonçalves

Profa. Andrea Laura Prates Rodrigues – FCH

 

Representantes do Corpo Técnico-administrativo

Ângela Regina Nicoli da Silva – FACE

Cláudia Márcia Dutra – FCH

Marcelo dos Santos Silva – FEA

 

Representante do Corpo Discente

Bruna Nogueira de Andrade – FCH

Rushla Hara Batista de Castro – FEA 

Vitor Fernandes Atanázio Lopes – FACE

 

Representante da Sociedade Civil Organizada

Vanina Lamaita Aguiar

 

4. Melhorias que a comunidade pediu!
A cada ano novas conquistas! Nesses 10 anos, algumas mexeram com a vida de todos:

  • Implantação da Ouvidoria.
  • Implantação do Bicicletário.
  • Implantação da Biblioteca Virtual. 
  • Participação nos órgãos de gestão.
  • Implantação do Controle de Portaria.
  • Revisão do Estatuto da Universidade para adequação ao SINAES.
  • Implantação do Programa Conexão FUMEC voltado para os egressos.
  • Resultados por curso, para melhor acompanhamento pelo coordenador.
  • Definição de indicadores no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.


5. Ações de rotina da CPA

  • Reuniões ordinárias às quintas-feiras.
  • Análise dos resultados da avaliação institucional.
  • Divulgação dos resultados à comunidade acadêmica.
  • Interação permanente com a comunidade acadêmica.
  • Reuniões com representantes do corpo discente e DA’s e DCE. 
  • Análise, acompanhamento e crítica dos processos e regulamentos internos.
  • Orientação aos coordenadores de cursos em visita das comissões externas.
  • Sensibilização da comunidade acadêmica para a autoavaliação institucional.
  • Elaboração de relatórios para gestores internos e órgãos de regulamentação. 
  • Projeto “Você Sabia?” com divulgação dos resultados da Avaliação Institucional.
  • Reuniões com reitor, pro-reitores, diretores de ensino e coordenadores de curso. 
  • Elaboração de síntese dos dados da avaliação institucional e envio ao corpo discente via SINEF.
  • Acompanhamento dos resultados da avaliação institucional e das proposições de melhoria dos cursos.
  • Sensibilização, planejamento, aplicação e levantamento dos resultados das avaliações internas.

Projeto de Avaliação Institucional

Fale com a Coordenação

Prof. Ricardo Luiz de Freitas


 

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